1. O que é colação de grau?
Colação de grau ou formatura é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público, de caráter obrigatório e deve seguir o Regulamento da Instituição.

2. Quais os possíveis tipos de cerimônia de colação de grau?

A cerimônia de colação de grau pode ser realizada em ato:

a) Sessão Solene de Colação de Grau Oficial – Acontece em local público com na presença da Congregação da Instituição (composta por todos professores), de Patrono, Paraninfo, Homenageados, Orador e demais alunos. Os alunos e professores usam vestes próprias (beca).

b) Extraordinária somente assinatura no livro ata – No caso do aluno por motivo JUSTIFICÁVEL e ACEITÁVEL pela Direção, não comparecer à Sessão Solene de Colação de Grau, ou conclusão do curso no decorrer do semestre, deverá protocolar sua situação e optar, ou não, pela assinatura do livro ata de Colação de Grau para registro do diploma e emissão do histórico escolar e certificado de conclusão de curso. Na ocasião será convidado a participar da sessão Solene de Colação de Grau Oficial, conforme data do Calendário Escolar.

3. Haverá custos para o aluno participar da Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau?

4. Quem contratará a empresa responsável pela Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau? E do baile?
A Instituição (Direção) contratará a empresa para organizar o cerimonial, E O BAILE.

5. Quais os acadêmicos que podem Colar o Grau durante a Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau?
SOMENTE os acadêmicos habilitados para esse fim, ou seja, que tenham concluído com aproveitamento toda a matriz curricular do seu curso, poderão colar o grau durante a Sessão Solene de Colação de Grau e outorga do grau.

6. O Aluno com pendência pode participar da Cerimônia de Colação de Grau? Quais as Instruções?
Sim.
O aluno que não concluiu o curso (possui DP) e desejar participar do cerimonial, deverá solicitar autorização para participar, através de protocolo na recepção com 45 dias de antecedência da data do cerimonial, aguardar deferimento e assinar termo de responsabilidade.
Durante o cerimonial o aluno participará em igualdade com os demais, porém NÃO será chamado a colar o grau.

7. Em que situação poderá haver dispensa do ato de colação de grau?
O ato de colação de grau é obrigatório e é condição para a emissão e registro do diploma, desta forma nenhum aluno está dispensado deste momento.

8. Quem é responsável pela organização da cerimônia solene de colação de grau?
O Diretor juntamente com o Secretário.

9. Quais os meses que podem ser marcadas as cerimônias de colação de grau?
A Sessão Solene de Colação de Grau será marcada no mês de dezembro. As Sessões Extraordinária serão marcadas nos meses de fevereiro e julho, conforme datas estabelecidas no Calendário Escolar.

10. Como está estruturada a Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau da Instituição?
O roteiro para a cerimônia solene de colação de grau é de responsabilidade da Instituição, devendo os alunos seguir o cerimonial que encontra-se disponível com o Secretário.

11. Como se dá a formação da mesa diretiva?
A mesa diretiva é formada por autoridades acadêmicas da Instituição, pelo patrono e paraninfo. O Presidente da mesa sempre será o Diretor da Instituição. Na impossibilidade do mesmo comparecer a cerimônia, indicará uma das demais autoridades acadêmicas para presidir os trabalhos. Se alguma autoridade estiver impedida de participar da cerimônia, indicará um representante.

12. Quais os indivíduos que poderão ser homenageados pelas turmas?
Conforme o Regulamento de Colação de Grau da Instituição:
a) Diretor;
b) Vice-Diretor;
c)
 Coordenadores;
d) Patrono (que comporá a mesa diretiva);
e) Paraninfo (que comporá a mesa diretiva);
f) Professores
g) Colaboradores e ex-professores da Instituição (permanecer junto a platéia, porém em lugares reservados).

13. O que é Patrono de Turma?
O patrono é uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos formandos; trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Em geral, a escolha é feita por unanimidade ou eleição direta.

14. O que é Paraninfo de Turma?
O paraninfo de turma, em geral, é um professor, ou profissional da área, que mantém prestígio incondicional junto à turma; escolhe-se por unanimidade ou eleição direta.

15. O Paraninfo deve realizar discurso?
Sim.
O discurso não deverá ultrapassar 5 minutos. Caso haja mais de um paraninfo, somente um deverá realizar o discurso. O paraninfo escolhido para proferir o discurso deverá ser previamente informado pela Comissão de Formatura.

16. O Patrono deve realizar discurso?
Fica a escolha do mesmo.

17. Como ocorre a entrada dos formandos?
Os alunos entram em ordem alfabética.

18. Quem é responsável pela definição do juramento do curso?
A Instituição utiliza um modelo de juramento tradicional. No caso de mudança, os alunos devem solicitar deferimento da Direção.

19. Como funciona a outorga de grau?
A outorga de grau dar-se-á da seguinte maneira:
a) O Secretário fará a chamada dos formandos um a um;
b) O Diretor outorgará o grau, formalmente ao primeiro formando da lista oficial fornecida pela Secretária Acadêmica;
c) Em seguida, o Diretor conferirá o grau a cada um dos formandos;
d) Em ordem alfabética, cada formando anunciado, irá se dirigir à mesa diretiva, receberá a outorga de grau, o diploma (simbólico) das mãos do Patrono ou Paraninfo. Após a outorga o formando colocará o capelo na cabeça e virará a capa que terá a cor do curso (se for o modelo utilizado na ocasião).

20. Como os formandos deverão estar trajados durante a cerimônia solene de colação de grau?
Na cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso, e capelo, que é colocado na cabeça após o recebimento da outorga de grau. Sapato ou sandália, calça ou vestido de cor preta.

21. Qual é a finalidade da Comissão de Formatura?
A Comissão de Formatura representa os formandos perante a Instituição. Tem por finalidade participar da organização os acadêmicos cumprindo integralmente as determinações estabelecidas pela Instituição referentes ao cerimonial da Sessão Solene.

22. Como é constituída a Comissão de Formatura?
É Constituída por acadêmicos eleitos dentre os formandos. Caso a cerimônia envolva mais de um curso ou turno, a Comissão de Formatura deverá ter representantes de cada curso ou de cada turno.

23. Quais as atribuições da Comissão de Formatura?
As Comissões de Formatura deverão ter no mínimo as seguintes atribuições:

a) Organizar a constituição das turmas para a cerimônia de formatura observando as normas da Instituição;
b) Protocolar ofício junto a Recepção, encaminhado ao Secretário da Instituição, contendo a identificação da Comissão, Curso(s) e turma(s), com no mínimo, 90 (noventa) dias de antecedência da data de encerramento do curso;
c) Apresentar à Instituição, para apreciação, a escolha do Paraninfo, Patrono antes de convidá-los oficialmente;
d) Protocolar junto a Recepção, encaminhado ao Secretário da Instituição, contendo as informações relativas ao cerimonial da Sessão Solene com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias antes da data da cerimônia de formatura:

– Nome do(s) Paraninfo(s);
– Nome do(s) Patrono(s);
– Nome do juramentista;
– Nome do orador;
– Discurso do orador;
– Nome dos professores homenageados (se houver);
– Nome dos funcionários homenageados (se houver);

e) Comparecer as reuniões de planejamento do cerimonial marcadas pela Instituição todas as vezes que forem convocados;
f) Responder pelos compromissos assumidos pela própria Comissão;
g) Invocar informações e esclarecimentos relacionados aos atos praticados em nome dos formandos;
h) Cumprir integralmente as determinações estabelecidas pela Instituição acerca do protocolo de cerimonial de formatura.